PROJETO CORRIDA DE ORIENTAÇÃO

RELATO DE EXPERIÊNCIA
O presente trabalho surgiu da necessidade de utilizar a Corrida de Orientação como ferramenta multidisciplinar de ensino, unindo a atividade física e mental a serviço do conhecimento e da satisfação pessoal. A área de atuação envolve as mais variadas disciplinas: Educação Física (desenvolvimento da noção espaço-temporal e a expressão da cultura corporal - com ênfase nos benefícios para a saúde) Geografia (estudo e interpretação de mapas, , pontos cardeais e acidentes geográficos), Ciências ( estudo do meio ambiente através de pontos pré-determinados pela carta geográfica e higiene) e Ética ( desenvolvendo valores inerentes ao ser humano como o espírito de liderança, solidariedade, respeito às diferenças, responsabilidade, perseverança, amor à natureza, auto-realização e esforço conjugado corpo/intelecto para escolha do melhor (caminho).
Quanto ao tempo e ao espaço, devem ser pensados,organizados e garantidos pela instituição.”A Educação Física precisa fazer parte da rotina diária /semanal, estabelecida de acordo com a proposta político- pedagógica da instituição,incluindo aí uma infraestrutura física e operacional (CAPISTRANO;VIEIRA,2005)"
Nessa perspectiva,fazendo valer o direito que os educandos têm de participar das aulas de Educação Física, iniciamos o primeiro momento do projeto perguntando as crianças o que elas já sabiam sobre “corrida de orientação”, se os mesmos se identificavam com esse esporte, já que são crianças que gostam muito de correr.Alguns alunos,perguntaram se essa corrida era como a corrida de São Silvestre, outros já citaram a corrida de saco,então expliquei que tinha alguns critérios em comum como:a competição,o movimento,só que a corrida de orientação é um esporte em que o praticante orienta-se ao longo de uma série de pontos de controle, usando uma bússola e um mapa no momento da corrida ), seguindo uma ordem para percorrer os pontos e pela escolha de uma rota entre eles, sendo livre para esta escolha. Um mapa de orientação é um mapa topográfico detalhado contendo aquilo que é óbvio no terreno, visível, perfeitamente identificável e de valor para o ponto de vista do praticante, inclui muitos detalhes de curva de nível, auxiliadas pelos símbolos especiais de depressões, rochas e penhascos, ou seja mostra o formato do terreno.Após essa conversa informativa,sugeri irmos ao pátio da escola,para fazermos a observação do local porque precisaríamos desenhar o mapa do percurso e ver a possibilidade de desenvolvermos tal esporte no referido local.As crianças adoraram o passeio, contemplaram o meio ambiente alguns já apontaram alguns obstáculos no caminho,como também fizeram um primeiro treino da corrida.




De volta a sala de aula, todos chegaram cansados,alguns molhados de suor,apesar de ainda ser manhã,mas o sol estava bastante forte,e como eles correram,então eliminaram bastante suor,após eles relaxarem um pouquinho, entreguei uma folha a cada um e sugeri que cada um desenhasse o mapa . Os alunos de uma forma geral demonstraram dificuldade pra desenhar o mapa,logo percebi a necessidade de mostrar o mapa da planta baixa da escola para eles se orientarem melhor,mesmo assim,alguns ainda permaneceram com dúvidas a respeito de lateralidade,de localizar os obstáculos e os pontos de referência,mas no final,todos conseguiram desenhar, vejamos as fotos abaixo:
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Em seguida,sugeri que eles escolhessem o melhor mapa para ser utilizado no dia da corrida. E democraticamente eles escolheram o mapa abaixo.

Na aula seguinte,trabalhei imagens de atletas reconhecido nacionalmente como Robson Caetano e outros ganhadores,também abordei a origem da corrida de orientação,bem como a elaboração das regras pelos alunos,para serem cumpridas no dia da corrida oficial,enfim como trata-se de uma turma de alunos de 07 anos,torna-se difícil dialogar,pois todos querem opinar ao mesmo tempo,mas consegui que os mesmos organizassem as falas e as regras ficaram assim elaboradas:
1- Só participará da corrida aqueles alunos,que após ter conhecido o percurso,mostrar disposição e coragem para tal prática;
2- Os alunos que não respeitaram seus concorrentes no primeiro treino,desenvolvendo atitudes como empurrão e puxar pela camisa,também estão fora da competição;
3- O aluno que desviar o percurso do mapa,bem como a localização sinalizada pelas bandeirinhas,será eliminado;
4- A competição será desenvolvida em trios, sendo que meninos disputará com meninos e meninas com meninas;
5- O ganhador (a) de cada trio disputará o nº de vezes que for necessário, até tornar-se campeão;
6- Nessa prova,será considerado critérios como: melhor tempo ,resistência e agilidade.
Após a construção dos mapas e a elaboração das regras foi o momento de sinalizarmos o percurso e em seguida realizarmos a corrida, conforme mostra as fotos abaixo:


O projeto ora desenvolvido teve como pontos positivos a participação do aluno em atividades corporais, estabelecendo relações sociais equilibradas e construtivas, reconhecendo as características físicas e de desempenho de cada um.Foi possível observarmos a importância do trabalho em equipe, o bom aproveitamento do tempo, a importância de se observar e respeitar o meio ambiente,bem como descobrir as grandes possibilidades físicas dos pequenos educandos. Portanto, acreditamos com isso contribuir para o fortalecimento da prática de esportes no cotidiano da referida escola,já que a mesma dispõe de um espaço amplo com quadra de esportes e um pátio enorme com possibilidades de desenvolver vários tipos de esportes com as nossas crianças.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAPRISTANO,Naire Jane.Educação Física e Educação Infantil:_____O lugar pedagógico da Educação Física na Educação Infantil:saberes (re)construídos na formação continuada do paidéia/UFRN.2010 Tese (doutorado em educação)
NOVA ESCOLA, exemplar 230.ano xxv. março de 2010-p.p 57 a 59











ANEXOS



PROJETO DE ENSINO
TEMA: “A corrida como expressão de cultura corporal”
1- CARACTERIZAÇÃO:
O referido projeto será desenvolvida na Escola Estadual Francisco Antônio de Moura, localizada na travessa Pedro Nonato Fernandes, S/N, Pilões –RN, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental,do turno matutino com 26 alunos presentes,com uma faixa-etária de 07 a 08 anos de idade.
2- JUSTIFICATIVA:
A escolha do tema surgiu a partir do interesse demonstrado pelas crianças em participar de alguns esportes em que fosse envolvido o movimento e especificamente corrida, já que na hora do recreio eles estão praticando tal esporte, sem nenhuma orientação ou encaminhamento de um adulto.Diante disso,elaboramos este projeto contemplando a corrida de orientação.
3 - OBJETIVOS:
- Ampliar a cultura esportiva.
- Conhecer a corrida de orientação.
- Identificar as diferenças e semelhanças entre a corrida de orientação e as outras modalidades em relação a aspectos como local da prática, velocidade, regras, número de corredores etc.

4 - CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
- Corrida.
- Orientação espaço-temporal.
- Elaboração, leitura e interpretação de mapas.
- Meio Ambiente

Tempo estimado
04 aulas

Material necessário
Papel, canetas coloridas, TNT e outros objetos que possam funcionar como obstáculos. Textos e imagens sobre a corrida de orientação

5 - DESENVOLVIMENTO

1ª etapa
Perguntar às crianças o que elas sabem sobre atletismo e esportes que envolvem o ato de correr. Elas conhecem e já praticaram algum? Quais? Já ouviram falar sobre a corrida de orientação?

2ª etapa
Realizar algumas das corridas citadas pela turma e organizar um registro coletivo por escrito sobre as semelhanças e diferenças percebidas.

3ª etapa
Pesquisar textos e imagens sobre a corrida de orientação e apresentar ao grupo através de uma aula expositiva. É importante mostrar um exemplo de mapa. E, se possível, convidar um árbitro ou um praticante da atividade para conversar sobre a prática com a turma.

4ª etapa
Proponha aos alunos vivenciar uma adaptação da corrida na escola ou no entorno dela. Para começar a organizá-la, eles devem pensar onde o percurso pode ser realizado (se possível, disponibilize a planta baixa da escola para que visualizem as possibilidades). Depois, é preciso elaborar as regras e traçar um mapa para orientar os competidores. Ele pode ser desenhado no quadro e copiado pelas crianças no caderno.

5ª etapa
Com o mapa pronto, é hora de definir o trajeto a ser percorrido e os obstáculos. É importante também criar as legendas que identifiquem esses elementos. Com a ajuda da turma, organize o trajeto real, respeitando as determinações do mapa.

6ª etapa
Divida a garotada em grupos de três alunos e entregue uma cópia do mapa para cada um. Antes de dar a largada, explique a importância de eles se manterem unidos e respeitarem as regras. Libere um trio de cada vez, com um intervalo de alguns minutos.

7ª etapa
De volta à sala, converse com todos sobre o que acharam da atividade e quais dificuldades encontraram para ler e interpretar o mapa e passar pelos obstáculos.

Avaliação
Peça aos trios que elaborem um mapa para outra corrida. Determine o espaço a ser usado no trajeto e uma seleção de obstáculos a ser incluídos. Analise as produções e faça as alterações necessárias para tornar todas possíveis de serem realizadas. Sorteie um dos mapas e apresente-o aos estudantes para que o trajeto seja organizado por eles. Durante a montagem, observe como eles se relacionam e leem o mapa. Na hora da competição, analise como vencem os obstáculos e quais dificuldades encontram. É esperado que lancem mão dos conhecimentos que adquiriram, principalmente dos referentes à vivência anterior.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação e selecionador do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.Revista nova escola.


Um comentário:

  1. Muito interessante o tema, atrativo e algo diferente para uma faixa etária que está desenvolvendo as habilidades motoras e descobrindo as práticas da cultura corporal do movimento.

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